Brasil e Argentina formalizam uso dos Certificados de Origem Digital no comércio bilateral

O Brasil e a Argentina colocaram em vigor nesta quarta-feira (10), em caráter definitivo, os Certificados de Origem Digital (COD) para o comércio entre os dois países.

O Certificado é um documento emitido online que concede reduções ou isenções tarifárias e garante acesso preferencial de mercadorias junto aos países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio.

A previsão do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços é de que o novo sistema representará economia de custos de pelo menos 35% na emissão de certificados e reduzirá os prazos das transações de até três dias para cerca de 30 minutos.

Brasil e Argentina faziam testes piloto, desde o fim do ano passado, para implantar o uso dos certificados digitais. No início de abril, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços brasileiro, Marcos Pereira, e o ministro da Produção da Argentina, Francisco Cabrera, anunciaram a data de adoção definitiva do sistema.

O COD é a versão digital do certificado de origem, que atesta a procedência das mercadorias. Ele é assinado digitalmente por exportadores e funcionários, tornando mais ágeis as transações comerciais.

(*) Com informações da Agência Brasil

Fonte: Comex do Brasil

Dhuan Comércio Exterior
Dhuan Comércio Exterior
Dhuan Comércio Exterior Com mais d 25 anos de experiência, a DHUAN oferece soluções na área de importação e exportação. Proporcionamos aos nossos clientes um atendimento de qualidade e eficiência, com uma equipe especializada para atender as necessidades da sua empresa. Somos especializados em mercadorias regulamentadas pela ANVISA e reconhecidos tanto pelo transporte de cargas perecíveis quanto pelo desenvolvimento de projetos especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *