Carga Projeto: como funciona esse tipo de transporte?

Carga Projeto: como funciona esse tipo de transporte?

Existe um tipo de transporte que é bastante específico e que exige uma série de cuidados e estudos para acontecer. Neste artigo, a Dhuan Comércio Exterior vai falar sobre Carga Projeto e quais são os principais aspectos que você precisa conhecer sobre o assunto. Mas vamos começar entendendo o que é uma Carga Projeto. 

Podemos classificar Carga de Projeto como todas aquelas cargas cujas medidas, dimensões e peso não estão de acordo com os padrões para o embarque em contêineres convencionais. Podemos citar como exemplo de Cargas Projeto reatores, turbinas, transformadores, geradores, guindastes, plataformas, usinas completas, pás eólicas e equipamentos de grande porte.

Um longo trajeto da partida ao destino

Diferente das cargas convencionais, a Carga Projeto necessita que sejam realizados alguns estudos de logística aplicada durante todas as partes da viagem. Os estudos começam no ponto de partida da carga, passando pela viagem internacional, armazenamento até, por fim, chegar ao local de entrega. 

E para que isso seja possível, uma equipe de profissionais especializados em cargas especiais deve entrar em ação para atuar no fretamento do navio ou aeronave, e também do caminhão ou trem que irá fazer o percurso de traslado do aeroporto ou porto marítimo. 

É fundamental que esses profissionais sejam experientes e tenham know-how para esse tipo de serviço. Afinal, estamos falando de cargas que são realmente pesadas e grandes.  

Cuidados com a Carga Projeto

Apesar de grandes e pesados, os produtos de Carga Projeto podem ser bastante frágeis e sensíveis. Por conta disso, é necessário muito cuidado e planejamento para o transporte.

Um exemplo dos cuidados especiais necessários para Cargas Projeto é o peso total do produto e do caminhão que vai transportá-lo. É que algumas pontes suportam um peso limitado. E uma turbina que pesa 90 toneladas quando somada ao peso do caminhão pode ultrapassar 200 toneladas de peso bruto.  

Além disso, é preciso tomar conhecimento das especificações técnicas de todos os equipamentos que dão suporte para a grua como cabos, amarras, proteções, dentre outros. Tudo isso deve ser analisado e considerado a cada novo projeto. 

Por tudo isso, se você precisa transportar uma Carga Projeto, é fundamental que você tenha todo apoio e expertise de uma empresa capacitada, como a Dhuan Comércio Exterior, que vai garantir a segurança da carga, agilidade e vai oferecer a você tranquilidade e comodidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *