28 de janeiro – Dia do Comércio Exterior

No dia 28 de janeiro é comemorado, no Brasil, o Dia do Comércio Exterior. Mas você sabe por que essa foi a data escolhida?

Será que existe algum motivo por detrás desta escolha? Existe sim, a história é bem interessante e a Dhuan vai contar ela para você. 

História do Comércio Exterior no Brasil

No dia 28 de janeiro de 1808, Dom João VI assinou a abertura dos portos brasileiros a todas as nações amigas de Portugal. Isso foi seis dias após a chegada da Família Real de Portugal à Bahia. Neste caso, a França que estava em guerra com Portugal ficou proibida de atracar em nossos portos. Outra informação importante da abertura dos portos é que esse foi o fim do monopólio do comércio português com o Brasil. 

E quais foram as consequências da abertura dos portos?

Na prática, esse ato de Dom João VI fez com que outras nações pudessem comprar nossos produtos coloniais como algodão, açúcar e tabaco; e que a sociedade brasileira pudesse importar mercadorias – principalmente da Inglaterra, que era parceira de Portugal. Dessa forma, as cidades se transformaram e diversos comerciantes se instalaram pelas ruas dos centros.

Com isso, a população mais rica mudou seus hábitos de consumo e passou a vestir roupas feitas na Europa e a comprar mercadorias que praticamente não existiam por aqui como cristais, perfumes, talheres, louças, sabonetes, escovas, pentes, velas e barbantes.

A abertura dos portos também teve uma importância enorme para a emancipação política do Brasil. Isso porque a elite brasileira, que foi responsável pelo processo de independência, ficou muito fortalecida economicamente. 

Por que o Comércio Exterior é tão importante?

Como você pode perceber, o comércio exterior transformou o Brasil profundamente no século XIX, é incrível perceber como as transações com outros países modificaram os alicerces da nossa sociedade. 

E o que mais faz o Comex ser tão importante? Segundo a teoria comercial clássica, desenvolvida no século XVIII, as parcerias e acordos comerciais sempre seriam bons para os participantes por conta da vantagem comparativa. Essa teoria afirma que uma nação é sempre mais produtiva em uma área específica da economia. E essa diferença faz o comércio internacional ser positivo para todos os países envolvidos nas transações. 

A Dhuan quer aproveitar o Dia do Comércio exterior para homenagear todos os profissionais e empresas que se dedicam a esse trabalho que é tão importante para nossa sociedade e para as nossas vidas. 

Os comentários estão encerrados.