Você já ouviu falar em Siscomex? Quer saber mais sobre o que é esse sistema utilizado para importar e exportar produtos no Brasil? Então continue lendo esse artigo que a Dhuan Comércio Exterior preparou para você. 

O Siscomex é a sigla para Sistema Integrado de Comércio Exterior, um sistema criado pelo Governo Brasileiro em 1993 e que desde então é utilizado como instrumento exclusivo para as operações de comércio exterior do país.

Esse sistema foi criado para promover a integração de todas as informações que estão relacionadas às atividades de importação e exportação, desde o registro até o acompanhamento e controle de todas as operações que são realizadas. Quem acessa o Siscomex, além de consultar a legislação, também pode conseguir autorizações, certificações e licenças para realizar atividades que estão relacionadas à importação e exportação. 

Quem integra o Siscomex

Com acesso ao Siscomex, alguns órgãos do Governo Federal conseguem consultar e analisar registros. Entre eles estão:

• Secretaria da Receita Federal

• Secretaria de Comércio Exterior

* Banco Central do Brasil.

Além desses órgãos que fazem parte do grupo de gestores, existem também as entidades descritas como anuentes, ou seja, aquelas que oferecem consentimento. Elas têm uma atuação mais específica dentro do Siscomex e realizam apenas operações que fazem parte da sua alçada. São elas:

• Departamento de Polícia Federal

• Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA)

• Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)

• Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

• Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Por fim, participam do Siscomex também pessoas físicas e jurídicas que atuam em atividades e comércio exterior. Entre eles, estão:

• Exportadores

• Importadores

• Depositários

• Transportadores

• Despachantes aduaneiros

Quais são os benefícios do Siscomex?

O Siscomex trouxe muitos benefícios para todos que trabalham com comércio exterior no Brasil. A Dhuan vai elencar quais são os principais benefícios do sistema.  

Integração e desburocratização

Hoje, vinte e dois órgãos do Governo Federal estão integrados aos Siscomex. Esse compartilhamento de informações sobre os processos realizados entre esses órgãos possibilitou identificar as necessidades das partes envolvidas, trazendo mais economia e previsibilidade aos operadores de comércio exterior. O volume de documentos necessários também reduziu drasticamente. 

Redução de prazos

A redução dos prazos é, sem dúvida, o maior benefício do Siscomex. Afinal, isso acarreta profundas transformações para atrair investimentos, para colocar o Brasil dentro dos mercados globais e para expandir as importações e exportações brasileiras. E com a redução dos prazos, consequentemente há uma diminuição dos custos e torna o Brasil um país mais competitivo.

A Dhuan Comércio Exterior atua no Siscomex e utiliza essa importante ferramenta para dar mais agilidade e reduzir os custos de seus clientes. Acesse nosso site e veja tudo o que podemos fazer por você. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *